terça-feira, 27 de dezembro de 2011

O JEITO DIFERENTE DE JESUS AGIR


Jesus subiu em uma barca com os discípulos e zarpou para cruzar com o mar da Galileia. Enquanto dormia no convés inferior, uma forte tempestade desabou e as ondas que arrebentavam contra a barca cobrir a embarcação e a aterrorizar os homens a bordo. Os discípulos desceram correndo até o convés inferior e acordaram Jesus. Em pânico, gritavam: “Salva-nos!” Ele perguntou com calma: “Por que vocês estão com tanto medo, homens de pequena fé?” Depois, levantou-se e “repreendeu os ventos e o mar”. O vento imediatamente parou e o mar se acalmou. Todos ficaram atônitos e começaram a perguntar uns aos outros: “Quem é este que até os ventos e o mar lhe obedecem?” (Mateus 8:23-27)

Embora o relato se concentre sobretudo no poder milagroso de Jesus sobre as forças aparentemente implacáveis da natureza, estou mais interessado na maneira como ele agiu. Pois não foi o que Jesus fez que o distinguiu dos homens comuns, mas como o fez.

Note que ele estava dormindo tranquilo durante uma tempestade. Ao ser despertado de um sono profundo, não reagiu ao comportamento de pânico de seus aterrorizados discípulos nem às águas ameaçadoras da tempestade. Na verdade, permaneceu calmo e tratou primeiro dos discípulos, antes de tratar da tempestade. Por quê? Ele tratou primeiro de uma questão que considerava muito mais terrível do que a tempestade: a falta de fé dos discípulos e os temores por ela produzidos. Em vez de reagir agitadamente a uma situação tensa, respondeu com calma às necessidades das pessoas à sua volta.

Esse tipo de comportamento excepcional contraria a natureza humana e nossas inclinações. Mas, para Jesus, era muito natural. Foi um aspecto típico da sua conduta ao longo da vida, estivesse ele falando com seus discípulos ou dirigindo-se à multidão. Suas ações emanavam das partes mais profundas do seu ser. Os seres humanos comuns não são tão privilegiados. No entanto, aprendendo com o exemplo de Jesus e seguindo-o, podemos começar a dotar uma conduta capaz de acarretar mudanças milagrosas em nossas vidas e em nossos relacionamentos e de trazer sucesso a tudo o que fazemos.

Extraído do Livro: Jesus, o homem mais sábio que já existiu - Steven K. Scott

Um comentário:

  1. Oh Glória!!!

    Palavras de sabedoria... Só o Senhor sabe o tamanho da minha luta e te enviou com esta palavra, pois estou em meio a tempestade,e por um breve momento me desesperei, quando teria que esperar no Senhor, pois Ele é nosso socorro e Fortaleza! A quem temerei?

    Obrigada Paizinho do céu, por enviar por meu de meu paizinho espiritual uma palavra abençoada para minha vida!

    ResponderExcluir