sexta-feira, 30 de dezembro de 2011

REALISMO E ESPERANÇA NO NOVO ANO


Disto me recordarei na minha mente; por isso esperarei. As misericórdias do SENHOR são a causa de não sermos consumidos, porque as suas misericórdias não têm fim; Novas são cada manhã; grande é a tua fidelidade. Lamentações 3:21-23

Um novo ano se inicia, o futuro se torna presente e uma pergunta vem à minha mente: Como devo viver estes 365 dias que virão? Com qual motivação devo planejar, agir e reagir?

Para responder a estas perguntas desejo destacar dois elementos inseparáveis, o realismo e a esperança. Para muitos, o realismo da vida e das pessoas os leva à desesperança. A esperança, para outros, é quase sempre irrealista.
Mas a esperança volta quando penso no seguinte: “As misericórdias do Senhor não têm fim.”

O profeta Jeremias, no texto acima, nos ensina como devemos olhar para o dia de amanhã. Notem como ele é ao mesmo tempo honestamente realista e autenticamente esperançoso! Ainda que ele descrevesse toda ruína e angústia da situação do seu povo e de Jerusalém, ele também focaliza a sua mente na bondade do Deus Eterno. Sem fechar os olhos para aquilo que estava ruim e errado, ele projeta seu olhar para aquilo que Deus pode fazer e transformar. Ele baseia sua esperança no Senhor. “Deus é tudo o que tenho; por isso confio nele.” Ele reconhece que Deus é bom para com os que o buscam e nele esperam.

Assim devemos olhar o futuro, sabendo que o realismo nos permite fazer uma avaliação honesta daquilo que precisamos entregar e corrigir e também capacita-nos a descansar com confiança e esperança no poder do Deus Eterno.

Possa o próximo ano ser um ano cheio de esperança entrelaçada com a realidade da sua vida!

Feliz e abençoado Ano Novo para você!

Fonte: vida.net

Um comentário:

  1. Deus sempre esteve disposto a dar um nova oportunidade ao ser humano, a dificuldade em entender e aproveitar essa característica de Deus está em nós... Que possamos reavaliar a nossa relação com o Senhor e fazer o que Jesus nos chama a atenção para que possamos receber d'Ele o melhor... Conhecer as Escrituras e o poder de Deus.
    Essa é a realidade da qual devemos nos apossar, aqui se encontra nossa esperança - "...conheçamos, e prossigamos em conhecer ao SENHOR; a sua saída, como a alva, é certa; e Ele a nós virá como a chuva, como chuva serôdia que rega a terra." (Oséias 6:3)
    Graça e paz maninho!

    ResponderExcluir