sábado, 17 de dezembro de 2011

LUTANDO COM DEUS

E levantou-se aquela mesma noite, e tomou as suas duas mulheres, e as suas duas servas, e os seus onze filhos, e passou o vau de Jaboque. E tomou-os e fê-los passar o ribeiro; e fez passar tudo o que tinha. Jacó, porém, ficou só; e lutou com ele um homem, até que a alva subiu. E vendo este que não prevalecia contra ele, tocou a juntura de sua coxa, e se deslocou a juntura da coxa de Jacó, lutando com ele. E disse: Deixa-me ir, porque já a alva subiu. Porém ele disse: Não te deixarei ir, se não me abençoares. Gênesis 32:22-26

Jacó lutou com Deus no Vale de Jaboque. Disse a Deus “não te deixarei ir até que me abençoes”. Literalmente, saiu no tapa com Deus, e levou a pior: foi ferido no nervo da coxa e passou o resto da vida mancando. Mas foi abençoado, e nesse sentido se deu bem. Seu nome deixou de ser Jacó, que quer dizer “aquele que age traiçoeiramente”, e passou a se chamar Israel, “aquele que luta com Deus”.

A pergunta por trás dessa história é por que um homem tem que lutar com Deus para ser abençoado? Estaria Deus se recusando a abençoar? Teria Deus má vontade em fazer o bem? Seria o caso de Deus não ser tão generoso quanto queremos acreditar? Será que as bençãos de Deus nós as conquistamos às custas de muito esforço, através de vigílias de oração, correntes de fé, jejuns, sacrifícios com ofertas financeiras, penitências, e tantas outras expressões próprias das religiões? Seria a nossa parte “tomar posse” das bençãos e a parte de Deus dificultar ao máximo o acesso aos seus favores para que somente os muito perseverantes os alcancem? Precisamos mesmo reivindicar o que é nosso? Enfim, por que a Bíblia diz que Jacó lutou com Deus até ser abençoado por Ele?

A luta com Deus não se justifica pela necessidade de convencer Deus a abençoar. A luta com Deus não visa a mudar o coração de Deus em relação a nós e nossas necessidades e desejos. Lutamos com Deus porque queremos ser abençoados em nossos termos. Lutamos com Deus porque não queremos permitir que Ele transforme nossos corações e mentes. Lutamos com Deus porque nos recusamos a mudar. Lutamos com Deus porque queremos os favores de Deus e ao mesmo tempo queremos permanecer as mesmas pessoas que sempre fomos, agarradas aos mesmos vícios, padrões de pensamento, idéias fixas, comportamentos maléficos e sentimentos mesquinhos. Lutamos com Deus como quem diz “anda logo, responda a minha oração, atenda os meus anseios e não se meta na minha vida”. Lutamos com Deus porque queremos impor sobre Ele nossa vontade, em vez de nos submetermos à sua vontade, que é sempre boa, perfeita e agradável.

O evangelho não é um caminho de conquista de bençãos. O evangelho é um convite à intimidade com Deus, numa caminhada onde nossos corações e mentes vão sendo transformados de modo a nos ocuparmos tanto com o reino de Deus, a justiça de Deus e a glória de Deus, que nem nos damos conta que as coisas que desejamos Deus no-las concede como expressão de seu cuidado paterno amoroso e fiel.

Fonte: IBAB
Adaptação: ELIZEU PINHEIRO DE ARAUJO

3 comentários:

  1. Muito bom, que Deus possa sempre mais ser contigo nessa caminhada em poder escrever para muitas pessoas.

    ResponderExcluir
  2. Muito bom, que Deus possa sempre mais ser contigo nessa caminhada em poder escrever para muitas pessoas.

    ResponderExcluir
  3. Parabéns maninho querido!
    Muito interessante esse texto! Como pessoa nascida e criada no evangelho, já ouvi de tudo um pouco... principalmente nos dias de hoje. No entanto, em todas as experiências que tive e tenho com Deus com relação as minhas necessidades, quer espirituais, saúde, trabalho... Acontecia e ainda acontece o seguinte: quanto mais me debato, menos ouço a voz de Deus. Há alguns anos atrás fiquei por 2 anos aguardando uma resposta d'Ele para minha vida, numa área específica. Onde quer que fosse, o quer que lesse ou ouvisse... O Senhor sempre incluía essa passagem: "Aquietai-vos, e sabei que eu sou Deus; sou exaltado entre as nações, sou exaltado na terra." (Salmos 46:10)
    Comecei a buscar por outras passagens semelhantes e encontrei: "Bom é ter esperança, e aguardar em silêncio a salvação do Senhor." (Lamentações 3:26) "Somente em Deus espera silenciosa a minha alma; d'Ele vem a minha salvação." (Salmos 62:1)
    Desta forma Deus tem me curado da ansiedade e ensinado que "Tudo tem um tempo e um propósito..."
    Ainda choro enquanto aguardo... MUITO rs... Porque tem coisas que dóoooooi... Mas o meu Deus é o meu conforto, Ele NUNCA permitirá que eu fique sem reposta, sempre estará me ensinando. Creio na justiça e no amor de Deus. Sei que Ele NUNCA falhará.
    "Bendigo ao Senhor que me aconselha; até os meus rins me ensinam de noite. Tenho posto o Senhor continuamente diante de mim; porquanto ele está à minha mão direita, não serei abalado." (Salmos 16:7-8)
    Graça e paz!

    ResponderExcluir