quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

QUERES SER CURADO?



Passadas estas coisas, havia uma festa dos judeus, e Jesus subiu para Jerusalém. Ora, existe ali, junto à Porta das Ovelhas, um tanque, chamado em hebraico Betesda, o qual tem cinco pavilhões. Nestes, jazia uma multidão de enfermos, cegos, coxos, paralíticos {esperando que se movesse a água. Porquanto um anjo descia em certo tempo, agitando-a; e o primeiro que entrava no tanque, uma vez agitada a água, sarava de qualquer doença que tivesse}. Estava ali um homem enfermo havia trinta e oito anos. Jesus, vendo-o deitado e sabendo que estava assim há muito tempo, perguntou-lhe: Queres ser curado? João 5:1-6

INTRODUÇÃO: Imagine um homem há trinta e oito anos à espera de um milagre. Trinta e oito anos são 456 meses. São 13.870 dias. São 332.880 horas. São 19.972.800 minutos.
Depois de todo esse longo tempo de espera, de repente Jesus chega e pergunta: “Queres ser curado”?
Humanamente falando, parece-nos uma pergunta inadequada, imprópria e até infeliz! Ora, será que Jesus não conhecia o desejo do coração daquele homem, o desejo que o motivava a estar naquele lugar que inspirava um ar de esperança de cura?
Claro que Jesus sabia, ele sabe todas as coisas, ele sonda e conhece os corações.
Mas como explicar então, a razão desta pergunta intrigante do Senhor Jesus?
Ele poderia chegar lá, e já determinar a cura daquele homem! Mas o seu questionamento tinha um propósito, e é isso que o Espírito Santo quer levar-nos a entender. Quais os propósitos do Senhor Jesus ao dirigir essa indagação àquele homem, e à cada um de nós hoje também?

  1. LEVAR O HOMEM A ADMITIR A NECESSIDADE DA CURA
Para o homem almejar a cura, ele precisa, primeira e necessariamente, admitir que está doente. Só vai em busca de cura, de remédio, de tratamento, a pessoa que admite estar doente.
Tem muita gente doente, mas por orgulho pessoal, não admite estar doente, e aí não reconhece e assume a necessidade de cura.
Todas as pessoas que foram tratadas (curadas) por Deus, só alcançaram tal benefício divino, porque em primeiro lugar, assumiram a condição de doentes, miseráveis, carentes de uma intervenção divina.
Vejamos o exemplo de Isaías: Então, disse eu: ai de mim! Estou perdido! Porque sou homem de lábios impuros, habito no meio de um povo de impuros lábios, e os meus olhos viram o Rei, o SENHOR dos Exércitos!”  Isaías 6:5

  1. ROMPER COM O PASSADO
Aquele homem estava totalmente vinculado ao passado! Ele faz uma série de alegações: Senhor, eu não tenho ninguém que se preocupa comigo! Ninguém se propõe a me ajudar! Ninguém se oferece para me conduzir até o tanque. As minhas forças são pequenas! Sempre alguém chega antes de mim! Eu sou um fracassado! Minha história é de insucessos! Meu passado é de dor e vergonha!
Tem muita gente que não é curada, abençoada, trabalhada por Deus, porque não se desvincula do passado. Não consegue romper com o passado.
Meu irmão, minha irmã, Jesus quer que você hoje, rompa com o passado de fracassos, de derrotas, de tristezas, de vergonha, porque Ele tem pra você um futuro de sucesso, de vitórias, de alegrias e de honra! Se alguém está em Cristo, nova criatura é: as coisas velhas passaram; eis que tudo se fez novo.II Coríntios 5:17

  1. PROVOCAR UMA ATITUDE
Jesus disse-lhe: Levanta-te, toma o teu leito, e anda. Logo aquele homem ficou são; e tomou o seu leito, e andava. E aquele dia era sábado. Vs 8 e 9
O que vai fazer diferença nas nossas vidas, não é a beleza ou a intensidade da nossa experiência com Deus! O que vai fazer diferença não é o quanto nós achamos esta palavra bonita ou não! O que vai fazer diferença não é o sentimento que esta palavra, que este momento vai produzir em nós! O que vai fazer diferença é a atitude que vamos tomar em relação à tudo isso!
Levanta-te, toma o teu leito e anda! Que palavra bonita! Mas se não tivesse sido acompanhada de atitude, ficaria no vazio, sem resultado algum!
Deus quer que a sua palavra provoque uma atitude em nós: Quem sabe uma atitude de fé! Quem sabe uma atitude de obediência! Quem sabe uma atitude de renuncia! Quem sabe uma atitude de entrega!
Levanta-te, toma uma atitude! O homem tomou atitude e foi curado!
Ao tomar atitude, a benção de Deus vai se concretizar na sua vida! Amém!

ELIZEU PINHEIRO DE ARAUJO

4 comentários:

  1. Bom dia querido Pastor!!! Lendo e sendo abençoada!!! Ohhh coisa boa!!

    ResponderExcluir
  2. "Queres ser curado? Levanta-te, toma o teu leito e anda!"
    O que Jesus disse àquele homem, Ele nos diz ainda hoje...
    Da mesma forma temos a mensagem de Deus à Josué!
    "Não to mandei eu? Esforça-te, e tem bom ânimo; não temas, nem te espantes; porque o SENHOR teu Deus é contigo, por onde quer que andares."
    (Josué 1:9)
    Notamos então que ATITUDE e ÂNIMO são essenciais, são palavras de ordem para quem deseja andar com Deus e receber as suas bençãos.
    Jesus disse que: "O reino dos céus é tomado por esforço, e os que não se esforçam, não se apoderam dele."
    Queremos ser curados Senhor.

    ResponderExcluir
  3. PARABÉNS, MUITO BOM! QUE DEUS CONTINUE TE ABENÇOANDO, FIQUE NA PAZ.

    ResponderExcluir
  4. Shalom, nobre profeta. A palavra rhema veio do Trono em minha direção! Deus continue te usando!

    ResponderExcluir